sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sobre o Tempo

Uma das coisas que eu menos entendo - ou que, pelo menos, faz menos lógica pra mim - no mundo é o tempo; ou, melhor, o modo que medimos ele. O dia que eu for o rei do mundo - o que é um dos meus principais objetivos da minha vida -, tudo isso vai mudar. O tempo vai ser medido de uma forma muito mais simples do que é agora. Deixa eu explicar como que vai ser.

Eu tenho um sério problema - e me sinto muito idiota por causa disso - com o sistema hexadecimal do tempo. Não entra na minha cabeça que meia hora é 30 minutos e não 50. Afinal de contas, o mundo que a gente vive é quase totalmente decimal, tudo é resolvido nos múltiplos de 10; então pra que inventar essa história de que um dia tem 24 horas e cada hora tem 60 minutos e assim por diante?
Eu, pesquisando no onisciente, descobri que na França, logo após a Revolução Francesa, foi implantato o Tempo Decimal. O dia tinha 10 horas, cada hora era dividida em 100 minutos e cada minuto, em 100 segundos. Tudo muito mais simples e mais fácil de se entender, não? Ninguém mais ia se perder nesse maldito sistema hexadecimal. O único problema desse Tempo Decimal, é que ainda se repete um dos maiores problemas do nosso relógio, que falo a seguir.

O mais estranho pra mim é o dia começar a meia-noite. Não faz sentido algum o dia acabar e o seguinte começar no meio da noite!! Ainda mais em uma hora que eu estou acordado, entende? E daí ainda tem aquela coisa idiota de gente babaca que, quando você fala que vai fazer uma coisa amanhã e diz "amanhã não, hoje! Já passou da meia noite!". Pra mim, sinceramente, o ideal seria que o dia começasse quando o sol nasce. Simples assim!
Ok, tem o problema que o sol não nasce exatamente na mesma hora do dia todos os dias, mas todos nós sabemos que é sempre por volta das 6:00 da manhã. Então não seria MUITO mais fácil se a porcaria das 6:00 fosse, então, as 0:00? Afinal de contas, é naquela hora que o dia REALMENTE começa, não? O sol nasceu, começou o dia.

Outra grande problema, pra mim, com o tempo são os meses. Ou, mais precisamente, o nome deles e a duração de cada um. Por que, por exemplo, DEZembro é o mês 12 e não o 10? E outra, por que alguns meses tem 31 e outros 30 dias? E pior ainda, por que o coitado do fevereiro só tem 28? Tem algo muito errado com tudo isso, não acha? O calendário, em vez de deixar as coisas mais fáceis, complica tudo. Por isso, quando eu for o dono do mundo - o que está muito próximo, acreditem -, vai ser implementado um calendário parecido com o do Condado (ver Apêndice D do Senhor dos Anéis), com algumas mudanças.
Pra começar, 10 meses (vocês já devem ter percebido que eu tenho uma certa obcessão por números redondos, múltiplos de 10), todos, sem exceção, com 36 dias cada um. E, pra simplificar, serão chamados Umzembro, Doizembro, Trezembro... e assim por diante até o nosso Dezembro. Com os 5 dias restantes, seria o seguinte: o primeiro e o último dia do ano, assim como os 3 do meio dele, seriam feriados, dias de festa e vadiagem, que estariam, digamos assim, fora do calendário. Nos anos bissextos, teria dois dias do meio do ano.A semana teria um dia a mais no final de semana, entre o sábado e o domingo, cujo nome ainda precisa ser decidido. Assim, todo ano começava no Domingo e terminava nesse segundo Sábado.

Na minha opinião, seria tudo muito mais fácil assim. Afinal de contas, vivemos num mundo em que quase tudo é decimal; então por que manter o tempo em um formato diferente? Agora só falta eu me tornar o dono do mundo pra consertar isso.

5 comentários:

  1. o nome dos meses poderia ser melhor estudado, né...

    ResponderExcluir
  2. sabe que as vezes existe uma lógica no que você fala...

    e boa sorte com a dominação do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, me senti incluído nos que te dizem q "não é amanhã, é hj, pq já passou da meia noite". hehehe

    Mas é pq sempre me disseram isso... aí acabei cedendo... :(

    Mas como já disseram, boa sorte com a dominação do mundo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tsc tsc tsc...

    Sr. dos anéis faz isso com as pessoas é?
    Vou parar de ler Filhos de Húrin antes que eu delire UHAHUAHUAAHUUHAHU

    ResponderExcluir