sábado, 28 de fevereiro de 2009

Top 5: Pérolas da Sabedoria do seu Agostinho

Se existe alguém que eu conheço e que posso chamar de sábio, este alguém é o meu pai. Posso dizer que já aprendi muito com ele, principalmente no que diz respeito a relacionamentos. Algumas frases dele eu repito sempre que posso (dando-lhe o devido crédito, lógico) e são sempre recebidas com alguns "é verdade" ou "eu nunca tinha pensado nisso, mas você tem razão". Mas enfim, aí vão 5 pérolas de sabedoria do Seu Agostinho, aka meu pai.

1 - Criança é igual a peido: a gente só aguenta os nossos.
Agora meu pai nem tá falando tanto isso, pelo simples fato de agora ele ser um avô coruja. Mas sempre que alguém sequer mencionava a ideia de ele cuidar de alguma criança, ele soltava essa frase. E que, convenhamos, é a mais absoluta verdade: você até consegue aguentar a criança por um tempo, mas esse tipo de gente sempre fica chata uma hora do dia. E, nessa hora, é insuportável e é hora de devolvê-las para os pais. 

2 - Se for fazer cagada, faça bem feita. E nunca por escrito ou deixando provas.
Bom. Esta é quase auto-explicativa. Ele sempre diz que a pior cagada que alguém pode fazer é por escrito, uma vez que a chance de escapar é mínima quando descoberto. Portanto, ele sempre aconselhava a falar qualquer coisa passível de repreensão (de qualquer forma) ao vivo, pessoalmente. Mesmo por telefone é perigoso.

3 - Se descobrirem, negue até a morte. Mesmo contra todas as evidências.
Este conselho complementa o conselho anterior. Meu pai sempre me aconselhou: se, por exemplo, alguém descobrir que você saiu quando disse que ia ficar em casa ou coisa parecida, negue. Mesmo se te mostrarem uma foto sua, negue. Se mostrarem um vídeo, em que você aparece pelado, com um jornal do dia e xingando a sua namorada, negue. Negue até a morte, uma hora acreditam.

4 - Nunca largue um emprego sem ter outro em vista.
Este meu pai me falou quando eu tinha terminado com uma namorada minha, há um bom tempo. Ele me perguntou se eu já tinha outra em vista e se era por isso que eu tinha terminado. Eu falei que não, ele balançou a cabeça negativamente e falou estas palavras que nunca esquecerei. Você nunca larga um emprego pra ficar desempregado, é sempre porque achou algum outro melhor.

5 - Mulher não pensa, cisma.
Meu pai sempre repete este. Mulher não pensa, cisma. E quando cisma com alguma coisa, meu amigo, não há quem tire isto da cabeça dela. Você pode ter os melhores argumentos e todos os fatos e evidências ao seu favor que não adianta. Ela ainda vai continuar cismando. Ela só vai parar de cismar quando você admitir que ela está certa. Mas, nestas horas, lembre-se do ensinamento numero 3: negue. Até a morte.

2 comentários:

  1. como assim "pérolas"?! eu diria que isso é absolutamente pura sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Vc esqueceu de uma outra: " Eu nunca erro, posso me enganar de vez em quando, mas errar jamais". hehehhehe

    ResponderExcluir